6 de jan de 2018

E Agora?

Imagem Artesanato Irene

Ficha técnica
Titulo: E Agora? 
Autor: Odette Castilho de Barros Mott
Editora: Atual
Páginas: 271
Ano: 1992
Assunto: Literatura Infanto Juvenil
Idioma: Português
Edição: 13ª
Curioso:  


Esse livro é diferente faz você refletir em uma série de assuntos relacionados ao preconceito e intolerância.

Odette Castilho de Barros nasceu na cidade de Igarapava São Paulo no dia 24 de maio de 1913 e morreu no ano de 1998). Foi uma escritora  brasileiríssima, escreveu vários livros infanto-juvenis entre eles o clássico "Aconteceu Ontem do ano 1987".

Comentário/spoiler
O livro "E Agora?" mostra questões que lá no passado eram discutidas, mas, que, ainda hoje são situações vivenciadas por muita gente pelo mundo afora. E nos dias atuais com o avanço tecnológico, passou a ser alvo de discussões no nosso cotidiano.

Camila uma menina jovem filha de pai branco e mãe e irmãs negras é a prova de que preconceitos e tabus ainda são fatos que acontecem dentro do lar de várias famílias, um assunto que precisa ser discutido não somente na mídia ou em redes sociais, mas sim abordado nas escolas junto com a família, criando políticas públicas, palestras e grupos de discussões para abordar sobre o assunto. 

Camila de pele branca e cabelos lisos, vem de uma família simples, seu pai um homem alto de pele branca de descendência alemã. Sua mãe uma mulher de estatura baixa de pele negra de descendência africana. Porém suas irmãs herdaram a cor da pele e o cabelo de sua mãe e Camila herdou traços do pai, E com isso vieram as críticas e os conflitos que perturbaram Camila desde a infância. Já na pré-escola sofria com as críticas dos coleguinhas de classe que lhe perguntavam onde estava sua mãe, tanto na saída da escola como na entrada, mesmo com sua mãe ao seu lado. 

Quando criança a convivência com as irmãs era boa, mas foi ficando mocinha e tudo ficou diferente, as ofensas e as críticas foram tomando conta do seu dia a dia, e isso a deixava triste e isolado de todos.  Só que Camila cresceu e ficou uma moça e a convivência com as irmãs ficava cada vez mais difícil. Quando viu a oportunidade de morar longe da sua família e continuar seus estudos, ficou feliz, pois não sentia fazer parte da família. Mas como tudo tem suas consequências Camila foi morar com sua madrinha longe de sua família e lá conheceu Leo. Um jovem também de pele branca que a fazia muito feliz, porém Camila sentia vergonha de sua família e mentiu para seu namorado escondendo sua verdadeira origem. "E Agora?".



Obrigada pela paciência 

Capa de livro Emilly

Capa de livro feita com tecido tricoline 100% algodão na cor vermelha com  bolinhas brancas, tecido floral na cor creme e vermelh...